ANÁLISE E PROPOSIÇÕES ACERCA DO TURISMO DE AVENTURA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ, CEARÁ.
Resumo
Localizado na região do Sertão Central cearense, o município de Quixadá apresenta significativo potencial turístico, desdobrando-se na oferta de múltiplos segmentos. Mesmo diante de seu potencial turístico, Quixadá não é contemplado dentro do roteiro tradicional do turismo do estado do Ceará, realidade essa que se estende para demais municípios das áreas serranas e sertanejas, detentores de relevante potencial turístico, uma vez que há a supervalorização das regiões litorâneas. Nesse sentido, se reforça a importância em desenvolver pesquisas que podem contribuir positivamente, valorizando e reconhecendo o potencial de turismo das áreas sertanejas e serranas. A presente pesquisa tem como temática o desenvolvimento do Turismo de Aventura, que faz do município uma área de destaque no segmento, principalmente em relação á prática do voo livre (parapente e asa delta), sendo cenário para a quebra de recordes nacionais e internacionais. O objetivo principal da pesquisa é investigar o desenvolvimento e sistematização do Turismo de Aventura em Quixadá. A pesquisa se fundamentou nos processos metodológicos propostos pela Geoecologia das Paisagens, sistematizada em quatro etapas: Fase de Organização e Inventário; Fase de Análise: Fase de Diagnóstico e Fase de Prognóstico. Dentre os principais resultados alcançados, foi identificado que o Turismo de Aventura no município de Quixadá se concentra em seis núcleos: Sede Municipal, Fazenda Magé, Serra do Urucum, Serra do Estevão, Bacia do Cedro e Juatama. Cada núcleo possui sua sistematização própria, com sua infraestrutura, atividades ofertadas e dinâmica diferenciada. No decorrer da pesquisa, foram identificados alguns problemas e limitação acerca do turismo realizado no município de Quixadá. Diante do alcance dos resultados, foi elaborado um conjunto de proposições, visando maximizar as potencialidades locais e contornar as limitações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.