APLICAÇÃO DO MÉTODO QUECHERS NA ANÁLISE DE HPAS EM MYTELLA CHARRUANA (SURURU) EM ÁREAS CONTAMINADAS COM ÓLEO
Abstract
Os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) fazem parte do grupo dos poluentes orgânicos persistentes e como tais são conhecidos por sua bioacumulação e toxicidade em organismos aquáticos. Este trabalho teve como objetivo otimizar um protocolo de análise baseado no método QuEChERS e cromatografia gasosa, para avaliar o impacto em áreas contaminadas por óleo usando como bioindicador o sururu (Mytella Charruana). Para isso, foram realizados testes de extração: em sequência (extração em triplicata) e sonicação da amostra após a etapa de extração, e testes na etapa de limpeza: adicionando além da Extração em Fase Sólida dispersiva (d-SPE), comumente utilizado, uma etapa de congelamento e filtração, para retirada da gordura presente na amostra. O método com a etapa sequencial teve recuperação dos padrões surrogates variando de 45,9% Criseno-D12; 46,4% Naftaleno-D8; 53,6% Acenafteno-D10; 59,6% Perileno-D12 e 59,8% Fenantreno-D10. O protocolo proposto: usando 1g de amostra liofilizada, 10mL de H2O e 20mL de solvente (solução: ACN:DCM:AcOet, 2:1:2) para a extração (o volume de solvente foi adicionado em 3 etapas). Utilizou-se também 6,5g de MgSO4 e 1,5g de CH3COONa na etapa de partição. O extrato foi sonicado por 10min e posteriormente a etapa de congelamento e filtração foi realizada. O extrato foi seco até aproximadamente 2mL, centrifugado a baixa temperatura (-10ºC) e posteriormente adicionou-se 200mg de MgSO4 e 200mg de PSA. Após a limpeza, foi seco a fluxo suave de nitrogênio até 1mL e injetado no GC-MS.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.