APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO USO DO WHATSAPP

Autores

  • Maria Gezilane Gomes de Lima
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumo

O projeto em questão faz parte de um estudo de mestrado em desenvolvimento e tem por finalidade analisar e documentar o uso do WhatsApp por alunos dos 3 º anos do Ensino Médio de uma escola de ensino profissionalizante, localizada no município de Caucaia – Ce, como processo educacional. A pesquisa está investigando se o uso desse aplicativo pelos discentes tem o fito de promover a aprendizagem colaborativa para complementar os conhecimentos adquiridos na disciplina de redação e se o compartilhamento de conhecimentos sobre a escrita dissertativa argumentativa, conforme o edital do ENEM, ajuda esses adolescentes a superarem o contexto de dificuldade socioeconômica do meio em que vivem para ingressarem em uma universidade pública. O estudo se baseia em teorias da aprendizagem colaborativa e Novos Letramentos com foco nos trabalhos de Buzato (2003), Dillenbourg (1999) e Pinheiro (2011). Após esse estudo, nós mapeamos os grupos de WhatsApp, que tinham por finalidade estudar o conteúdo da disciplina de redação, existentes nas turmas de terceiros anos. Em seguida, escolhemos um grupo e solicitamos a participação. Com o estudo piloto, foi constatado que dentro do grupo existe compartilhamento de informações, troca de saberes, revisão de textos, ações que constituem processos de aprendizagem colaborativa. Na análise e acompanhamento dos resultados do piloto, foi constatado que a criação dos grupos por parte dos alunos como espaço facilitador das habilidades de comunicação e de escrita auxilia no compartilhamento de conhecimento e na interação social, visto que os alunos, além de trocarem materiais, também se motivam, atitude que favorece a aprendizagem colaborativa, a produção e revisão textual no espaço virtual, permitindo troca de conhecimento entre eles desvinculados da escola. Esses resultados iniciais demonstram que a aprendizagem colaborativa pode possibilitar aos estudantes a construção de uma aprendizagem autônoma.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação