APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA: UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO.
Resumo
O ensino de Sociologia torna-se necessário para auxiliar aos educandos entender a sociedade. O trabalho com os alunos deve ser encarado como uma busca pela emancipação dos sujeitos, a partir da formação do senso crítico, auxiliando em uma melhor compreensão dos fenômenos sociais. O presente estudo trata-se de uma intervenção didática sobre o uso da aprendizagem significativa como metodologia do ensino de Sociologia na educação básica, realizado em duas escolas de Ensino Médio do Ceará localizadas em Maracanaú e Fortaleza, sendo a primeira de ensino regular no turno noturno, e a segunda de ensino profissional. Para melhor entender o processo de constituição do ensino de Sociologia no Brasil, há uma contextualização da trajetória dessa ciência e seus “altos e baixos” no ensino brasileiro. Em seguida, um diálogo com autores como Vygotsky, Piaget, Sacristán, Papert, Freire, Oliveira, Lima Filho, Dayrell e Lahire, com o intuito de fundamentar os argumentos apresentados no trabalho; bem como da conceituação de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Por fim, a metodologia utilizada na intervenção didática foi o diário de campo e entrevistas estruturadas onde foi possível traçar uma análise com o intuito de entender os sentimentos dos estudantes sobre alguns temas ligados à Sociologia e sobre seu cotidiano. Essa pesquisa, em particular, teve algumas dificuldades na sua aplicação devido ao período pandêmico em que o mundo se encontra, dessa forma, os resultados obtidos ainda são preliminares e só puderam ser conseguidos com a utilização da ferramenta "Google Forms". A expectativa é que em 2021 seja possível concluir a pesquisa de forma presencial nas escolas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.