AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE MICROPLÁSTICOS EM MOLUSCOS HETEROBRÂNQUIOS MARINHOS DA COSTA ATLÂNTICA NORDESTINA DO BRASIL E A COSTA DO PACÍFICO CENTRAL DE EL SALVADOR.
Resumo
O aumento da produção plástica no mundo inteiro, atingiu níveis alarmantes devido aos seus múltiplos usos e sua maior atração é a sua durabilidade. Nos últimos anos, tem havido uma crescente preocupação ambiental com os microplásticos , já que com o tamanho decrescente, os fragmentos de plástico estão potencialmente disponíveis para um número crescente de espécies marinhas. E em experimentos controlados, tinha sido possível demonstrar que a exposição a altas concentrações de microplásticos pode causar danos físicos, incluindo a indução de processos inflamatórios, estresse ou problemas na reprodução (Besseling et al., 2012). Pelo anterior, nesta pesquisa se quer estudar a possibilidade de encontrar microplásticos no trato digestivo dos heterobrânquios marinhos, conhecidos comunmente como lesmas do mar, dada a a sua importância ecológica e socio-económica. As espécies Aplysia dactylomela e Bursatella leachii foram coletadas nas praias do Ceará e Rio Grande do Norte, do atlântico brasileiro. Além disso, Dolabrifera nicaraguana foi coletada numa praia do pacífico salvadorenho, América Central. Se aplicou um tratamento com peróxido de hidrogênio para descompor toda a matéria orgânica, e depois, uma solução salina concentrada para separar os microplásticos da matéria orgânica por flotação. Sua análise foi no microscópio óptico, procurando as particulas visualmente, e consecutivamente, se aplicará a técnica de espectroscopia Raman para fazer a classificação dos polímeros. Como resultados, se conseguiu observar partículas de diferentes tipos de microplástico nas 3 espécies coletadas. E como conclusão, pretende-se conhecer quais são os tipos por microplástico que as lesmas do mar estão enfrentando no seu hábitat por causa da atividade antropogênica e classificar os polímeros dos microplásticos mediante a espectroscopia Raman, com o intuito de saber se existem polímeros de alta nocividade no organismo dos heterobrânquios marinhos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.