CARTILHAS VIRTUAIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Larissa de Pinho AragÃo
  • Edson Vicente da Silva

Resumo

A contemporaneidade tem experimentado nos últimos meses um cenário generalizado de crise sanitária em decorrência da pandemia oriunda do Coronavírus SARS-COV2, responsável pela doença respiratória zoonótica COVID-19. Uma das principais orientações profiláticas para a redução nas taxas de contágio consiste no distanciamento social, haja vista o elevado índice de propagação e transmissão do SARS-COV2 entre humanos. No contexto educacional, o distanciamento social resultou na implementação de novas metodologias pedagógicas, visando a otimização dos processos de ensino e aprendizagem, a qual se destaca a educação móvel, em que a apropriação do conhecimento é realizada através de conteúdos digitais criados especialmente para smartphones e tablets. A educação móvel caracteriza-se pela ampla acessibilidade, conectando estudantes a conteúdos de interesses específicos, universalizando o saber de forma assíncrona e dinâmica. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi produzir e apresentar a cartilha virtual “Entre marés: a importância dos ecossistemas manguezais para a pesca artesanal”, constituindo um dos produtos finais da tese de doutorado provisoriamente intitulada “Análise Geoecológica da Planície Flúvio-marinha do rio Mundaú, Ceará”, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Ceará. Salienta-se que esse recurso didático virtual será instrumentado como material de apoio no âmbito das ações planejadas pelos projetos de extensão e de pesquisa do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN), estando disponibilizado a todos por meio do site do referido laboratório.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação