CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPANTE NAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Resumo
A pesquisa-ação é uma metodologia que não apresenta consenso sobre a sua nomenclatura e definição. Assim, dependendo da opção paradigmática e teórica de cada autor podem ser utilizadas diversas abordagens da pesquisa-ação, como: a pesquisa-ação, a pesquisa participante, a pesquisa colaborativa, a pesquisa engajada e a pesquisa-ação-participante. No entanto, muitos autores concordam que os diversos tipos de pesquisa-ação são alternativas a visão positivista da ciência. Com base nessas informações, percebe-se que a Pesquisa-Ação-Participante (PAP) pode ser uma alternativa interessante para os estudos que se propõem a promover ações orientadas pela Educação Ambiental Crítica (EAC). Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso da PAP, de forma a apontar as contribuições dessa metodologia para os trabalhos da área da EAC. A bibliografia indica que há um consenso sobre a PAP ser uma alternativa ao modo positivista de realizar pesquisas científicas. Assim, a PAP sintetiza características da pesquisa ação (que envolvem a realização de alguma ação) e da pesquisa participante (que requer a participação dos sujeitos em todas as etapas de pesquisa). Dessa forma, a PAP é bastante utilizada nas pesquisas de EA, já que esse método é uma alternativa interessante para a área, que como alguns autores apontam, apresenta pouco rigor metodológico em grande parte das pesquisas. Além disso, como a EA apresenta um dinamismo de tendências devido as diferentes visões de mundo implícitas em cada abordagem, faz-se importante utilizar uma metodologia de pesquisa que esteja de acordo com a concepção de EA que embasa essas pesquisa. Assim, a PAP possui grande identificação teórica e paradigmática com a EAC. Dessa forma, conclui-se que a PAP é uma alternativa interessante para os pesquisadores que se propõem a realizar pesquisas de EAC, pois essa metodologia possibilita a construção de um processo transformador, baseado na participação dos sujeitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.