ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E MATERIAIS DIDÁTICOS: AVANÇOS E RECONHECIMENTOS A PARTIR DA LEI 11.645/2008

Autores

  • Natali Mendes de Lima
  • Leandro Santos Bulhoes de Jesus

Resumo

Passados doze anos da promulgação da lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da temática indígena em escolas públicas e privadas de educação básica de todo o Brasil, as imagens e discursos reproduzidos envolvendo a temática indígena ainda são carregadas de estereótipos e deturpações. A construção desses estereótipos é fruto do processo de racialização da sociedade, promovida pelo projeto colonizador, o qual ainda se sustenta, provocando a subalternização de negros e indígenas. Desta forma, é cada dia mais urgente encaminhar discussões e ações em torno de uma educação para as relações étnico-raciais. Essas discussões que devem perpassar por todos os âmbitos da sociedade, devem também ser pensadas no ensino de História. O Objetivo deste trabalho é pensar o ensino de História indígena a partir de uma perspectiva anticolonial, buscando a valorização de representações outras desses grupos, através de materiais didáticos produzidos por/com eles.Inicialmente, analisei livros didáticos do PNLD- Programa nacional do livro didático. Essa análise partiu do objetivo de buscar os conteúdos que contemplam a temática indígena, onde aparecem e como. O próximo passo será analisar materiais didáticos produzidos por indígenas e utilizados por eles. A partir da análise de materiais didáticos do PNLD, pode-se concluir que houve um avanço no tocante a inserção de conteúdos relacionados à temática indígena. Porém, a inserção desses conteúdos ainda é um pequeno passo rumo a um ensino que pretende reconhecer positivamente a História, cultura e protagonismo dos povos originários. A reflexão acerca da adaptação dos materiais didáticos às leis 10.639/03 e 11.645/08 faz-se necessária, visto que o debate sobre uma educação intercultural e antirracista vai muito além de inserir conteúdos, mas também perceber de que forma eles aparecem.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação