ESTRUTURA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM TENSORES PARA CLASSIFICAÇÃO VULCÂNICA-SÍSMICA MULTICANAL AUTOMÁTICA
Resumo
Este trabalho propõe um framework de aprendizado supervisionado baseado em tensores para classificação de eventos sísmicos vulcânicos a partir de sinais registrados no vulcão Ubinas, no Peru, durante um período de grande atividade em 2009. O método proposto é totalmente tensorial, pois integra as três etapas principais do sistema de classificação automáticos (extração de características, redução de dimensionalidade e classificador) em uma estrutura multidimensional geral para dados de tensores, unindo técnicas de aprendizado de tensores como o Multilinear Principal Component Analysis (MPCA) e o Support Tensor Machine (STuM). Explorando o uso de múltiplos sensores triaxiais multicanais, operando simultaneamente em duas estações sísmicas, os padrões tensoriais são construídos com a seguinte estrutura: canais, estações e características. A estrutura multidimensional dos dados é então preservada, evitando a vetorização do tensor que muitas vezes leva a um vetor de características de grande dimensão, que aumenta o número de parâmetros e pode causar a "maldição da dimensionalidade". Além disso, a vetorização quebra a estrutura multidimensional dos dados, o que geralmente leva à degradação de desempenho. Os resultados mostraram um bom desempenho do sistema de classificação multilinear proposto, superando significativamente suas contrapartes vetoriais. O melhor resultado foi obtido com o classificador STuM em conjunto com o MPCA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.