“EU QUERO DAR ORGULHO PRA MINHA MÃE”: NARRATIVAS E SONHOS DE JOVENS ESTUDANTES DA CIDADE DE FORTALEZA
Resumo
A escola, por ser ocupada majoritariamente por jovens, é um ambiente que pulsa e reflete as dinâmicas urbanas e sociais de inclusão e exclusão. Cada jovem estudante carrega consigo uma trajetória familiar, ansiedades existenciais, marcos sociais, vivências, sonhos e expectativas sobre a vida. A partir disso, é possível refletir sobre a forma como eles criam, desenvolvem e projetam seu futuro, como formulam estratégias e planos para realizar seus sonhos e projetos pessoais, ou, pelo menos, tornar real a possibilidade de sonhar. Esses jovens demonstram, através de suas relações com as mães, a materialização dessas perspectivas de futuro, afinal, “dar orgulho” à mãe seria a construção de uma vida em um contexto distinto do seu. O objetivo desse trabalho é perceber e mapear os itinerários construídos pelos estudantes, pensando também sobre os cálculos que são feitos sobre suas ações, pois, se tratando do jogo da vida, há muito o que ganhar ou perder, levando em conta a estrutura familiar, projetos de vida e, também, a noção de uma vida “digna de orgulho”. A metodologia consistiu na realização de entrevistas em profundidade com estudantes de uma escola pública de Ensino Médio, e em incursões etnográficas no campo escolar. A pesquisa de campo aponta que a Escola atua e interfere na vida desses jovens, incentivando ou castrando suas expressões identitárias e suas projeções de vida. Nosso objetivo é compreender como essa interferência ocorre, quais os fatores que mais pesam nas tomadas de decisão e posição destes jovens. Os resultados parciais obtidos demonstram como demarcadores sociais como os de gênero, raça e classe podem facilitar ou dificultar consideravelmente esse percurso. Conclui-se que não apenas existem disparidades, mas que elas atuam de maneira correlacionada na vida dos jovens. Agradecemos à CAPES pelas bolsas que viabilizam a realização dessa pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.