EXPANSÃO URBANA E MODIFICAÇÕES NA TEMPERATURA SUPERFICIAL NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO
Resumo
Eusébio é um dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza que mais atraiu investimentos imobiliários nas últimas décadas, resultando na expansão da área urbana e no rearranjo da estrutura da cidade. Concomitantemente a esta reestruturação socioespacial, surge a discussão em torno da dimensão ambiental, principalmente no que diz respeito ao clima local, o qual sofre diferentes impactos de acordo com os variados tipos de cobertura do solo. O presente trabalho teve como objetivo a análise do comportamento da temperatura de superfície do município de Eusébio, a fim de identificar a evolução da temperatura superficial em virtude da retirada de vegetação para uso urbano ao longo destes anos. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa documental e bibliográfica e uso do geoprocessamento para a produção de mapas temáticos de Temperatura de Superfície (TST) e Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) por meio do software ArcGIS 10.4, tendo como recorte temporal o período de 1999 a 2017. Como resultado obteve-se a distribuição das temperaturas de superfície e da vegetação nos anos analisados e a identificação de alterações significativas nos dois parâmetros, onde a temperatura superficial se elevou conforme novos usos foram incrementados a paisagem e o padrão de vegetação regrediu, com destaque para a apropriação da cobertura vegetal pela iniciativa privada. Tais resultados evidenciam a necessidade de estudos mais aprofundados em torno do impacto que as mudanças no uso e ocupação do solo podem causar ao bem-estar dos moradores e ao meio ambiente em locais com características semelhantes, e ainda contribuir com o melhor planejamento urbano que vise a manutenção do conforto térmico através do manejo adequado da vegetação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.