EXTRAÇÃO DE DNA GENÔMICO PARA ANÁLISES MOLECULARES DE ISOLADOS DE FUSARIUM ORIUNDOS DE FRUTOS DE MELÃO COM SINTOMA DE PODRIDÃO
Resumo
A podridão de Fusarium vem se destacando como uma das principais doenças de pós-colheita em frutos de melão na região Nordeste do Brasil, a qual se destaca na produção desta cultura, comprometendo a sua comercialização internacional. Nessa perspectiva, o conhecimento do agente causal da doença é determinante para seu manejo adequado, pois só assim poderão ser adotados métodos mais eficientes de controle. Diante disto e com o advento da biologia molecular, as análises filogenéticas baseadas em DNA fornecem o entendimento e reconhecimento da diversidade genética das espécies. Desta forma, o trabalho teve como objetivo obter DNA genômico dos isolados de Fusarium associados a podridão em frutos de melão obtidos das principais áreas produtoras do Nordeste. Os isolados foram previamente identificados como pertencentes ao gênero Fusarium por caracteres morfológicos, purificados e submetidos ao cultivo monospórico. Na preparação para extração do DNA genômico, os isolados foram cultivados em meio líquido BD (batata-dextrose) sob agitação de 70 rpm por 72 horas, a temperatura de 25 a 30 ºC e fotoperíodo de 12 horas. Utilizou-se nitrogênio líquido para o rompimento das paredes celulares através da maceração mecânica. O protocolo de extração de DNA foi adaptado de Murray & Thompson (1980), utilizando-se o método CTAB. O DNA genômico extraído foi avaliado por meio de eletroforese em gel de agarose 1% e visualizado em transiluminador. Conclui-se que o método de extração utilizado foi responsável pela obtenção de DNA genômico dos isolados, com alto peso molecular (> 10.000 pb) e de qualidade. O material genético obtido será utilizado para amplificação de fragmentos específicos de DNA por reação em cadeia da polimerase (PCR) e posteriores análises filogenéticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.