IMPLICAÇÕES DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE) NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A implantação do SPAECE como política pública de avaliação no Estado do Ceará tem causado implicações no currículo vivenciado pelas escolas. Neste contexto, surge a necessidade de pesquisar sobre a relação estabelecida entre o SPAECE e o currículo de matemática, buscando responder a seguinte questão: Qual a influência do SPAECE sobre o currículo vivenciado pelos professores de matemática no 9º ano do Ensino Fundamental? Partindo desta problemática, esta pesquisa tem o objetivo de compreender a visão dos professores sobre a relação SPAECE e currículo no ensino de matemática do 9º ano do ensino fundamental. Em se tratando da abordagem sobre o currículo, fundamentamos este trabalho nos estudos de Lopes e Macedo (2011), Silva (2017), Foucault (2014), Apple (2006), Young (2010), entre outros. Sobre a temática avaliação nos apoiamos em Perrenoud (1999), Ball (2014), Luckesi (2002), Freitas et al. (2009) e outros. Metodologicamente esta investigação privilegia o método qualitativo, do tipo exploratório. Tendo como sujeitos cinco professores de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental do município de Uruoca-Ce. O delineamento desta pesquisa desenvolveu-se em três etapas: 1ª) Estudo bibliográfico, com a revisão de literatura e aprofundamento teórico; 2ª) Pesquisa empírica, com análise dos documentos de gestão pedagógica, entrevistas e realização de ação formativa; e 3ª) Produção do relatório de tese, com a sistematização, categorização e análise dos dados coletados. Entre os resultados, constatamos que o SPAECE, quanto política pública, influencia no currículo de matemática estimulando uma cultura performances que ocasiona um reducionismo do conhecimento. Entendemos que ao lançarmos um olhar investigativo sobre a influência do SPAECE no currículo estamos levantando discussões que contribuirão para uma melhor compreensão e interpretação sobre as implicações desta política pública de avaliação no currículo de matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.