LEI DE COTAS: AVALIAÇÃO DOS SEUS IMPACTOS SOBRE A ADAPTAÇÃO DE ALUNOS AO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Adriana Castro Araujo
  • Wagner Bandeira Andriola

Resumo

Nos últimos 15 anos o Brasil testemunhou avanços substantivos no âmbito da Educação Superior, sobretudo na adoção de ações afirmativas. À medida que as Instituições de Ensino Superior (IES) passaram a adotar tais políticas públicas, discussões foram travadas ocasionando pesquisas para avaliar as repercussões dessas ações no interior das IES. Com o fito de avaliar os impactos da Lei de Cotas no interior da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais especificamente sobre as vivências dos alunos de cursos de graduação recém ingressos no ambiente universitário, posto que estas experiências iniciais são vitais para a permanência e para o sucesso acadêmico, efetivou-se estudo do tipo ex-post facto para determinar a qualidade deste processo de adaptação discente ao ambiente universitário. Para tal, empregou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R) para avaliar a percepção dos estudantes universitários acerca das suas experiências acadêmicas na IES por eles frequentada. O QVA-R permitiu a comparação da adaptação ao ambiente universitário entre estudantes (i) dos gêneros masculino e feminino; (ii) de cursos noturnos e diurnos; (iii) que exercem e não exercem atividades laborais; (iv) cotistas e não cotistas. Empregou-se amostra não probabilística de 832 universitários (3,2% dos matriculados), com maioria de mulheres (n = 422 ou 50,7%), com idade de 25 anos (n = 211 ou 25,3%), da área de ciências sociais aplicadas (n = 318 ou 38,2%) e do turno diurno (n = 671 ou 80,6%), que responderam voluntariamente ao QVA-R. Os resultados revelaram diferenças significativas entre: (i) gêneros, na Dimensão Pessoal (F = 18,1; p < 0,001) e Dimensão Estudo (F = 16,6; p < 0,001); (ii) turnos, na Dimensão Pessoal (F = 10,9; p < 0,001) e Institucional (F = 12,7; p < 0,001); (iii) status laboral, na Dimensão Pessoal (F = 7,0; p < 0,01) e Institucional (F = 24,1; p < 0,001); (iv) status acadêmico (cotistas e não cotistas), na Dimensão Institucional (F = 4,9; p < 0,05).

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação