METÁFORAS COMO RECURSO DE COMPREENSÃO PSICOSSOCIAL DA RELAÇÃO PESSOA-AMBIENTE
Resumo
Este trabalho surge de um estudo de doutorado, em andamento, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, aportado no Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental, tendo como temática as relações comunitárias de uma comunidade ameaçada de desapropriação. Nesse recorte, analisa-se a relação afetiva morador-comunidade a partir da construção de metáforas. Estas podem ser entendidas como expressões do pensamento social, construídas por meio do significado coletivo e do sentido individual, sendo eficazes para a apreensão dos afetos para além dos limites cognitivos. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA), que permite, por meio de desenhos, metáforas e da escrita, a apreensão dos afetos do indivíduo em relação a determinado ambiente. O IGMA foi aplicado em 17 moradores da comunidade Vila Vicentina da Estância, Fortaleza/Ce. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo e interpretados à luz da Psicologia Social de base Sócio-histórica e da Psicologia Ambiental. Observou-se três categorias principais de metáforas, a saber, a) Família (07), denotando a integração e partilha coletiva, que proporciona a construção de histórias, crenças e sentimentos de amparo e segurança entre os moradores; b) Paraíso (07), revelando a percepção de que a Vila é um bom lugar de moradia por apresentar, além de espaços de convivência, a oportunidade de acesso a bens e serviços da cidade; e c) Incomparável (03), expressando que a comunidade não poderia igualar-se a outros lugares, pois suas características são singulares. Considera-se que, ao compreender a relação pessoa-ambiente em sua totalidade, pode-se desenvolver intervenções contextualizadas e representativas dos interesses de quem habita o entorno, estimulando a participação e diminuindo desigualdades. Agradecimentos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) pelo financiamento da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.