NÍVEL DE ESTRESSE E RECUPERAÇÃO EM PRATICANTES DE CROSSFIT EM FORTALEZA
Resumo
Introdução: O CrossFit® é um programa de condicionamento e treinamento com exercícios complexos e combinados executados em alta intensidade, de forma rápida, repetitiva e com tempo de recuperação limitado ou inexistente entre conjuntos. A prática dessa modalidade pode levar os indivíduos a desenvolver sintomas de desconforto e fadiga muscular. Objetivo: Avaliar o nível de estresse e recuperação em praticantes de Crossfit®. Metodologia: Estudo transversal, conduzido entre os meses de agosto a outubro de 2020 em 3 estabelecimentos de Crossfit® na cidade de Fortaleza. Os praticantes responderam ao questionário RESTQ-76 que mede o estresse e a recuperação em atletas em uma escala de seis pontos sempre considerando os três últimos dias em relação aos comportamentos, sentimentos e emoções vivenciados. A pontuação do instrumento é dada a partir da média de suas respostas, podendo ser positiva quando apresenta maior nível de recuperação, ou negativa, quando apresenta maior nível de estresse. Resultado: 83 atletas, 43 do sexo feminino (51,8%), com média de idade de 29,883±7,24 anos responderam ao instrumento no qual apresentaram uma pontuação média de respostas igual a 32,76±43,99 pontos, que é considerado como um nível superior de recuperação em comparação ao nível de estresse. Conclusão: O questionário mostrou que o nível de recuperação é superior ao nível de estresse nesses indivíduos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.