O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
A educação sempre foi um campo em aberto, vasto e de grande debate. No âmbito das tecnologias digitais, a informatização da sociedade trouxe novos paradigmas para a educação, incrementando a modalidade de ensino Educação a Distância (EaD), bem como o incentivo de sua inserção nas instituições de ensino. Assim, adentrando na discussão de um dos temas mais atuais, a educação mediada por meio das tecnologias digitais, este trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado, debruçou-se em realizar uma revisão sistemática acerca do ensino de Matemática por meio da EaD baseada na metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF). Esse levantamento bibliográfico sistematizou as informações acerca dos trabalhos científicos que relacionam: SF; EaD e Ensino de Matemática. Tais termos foram utilizados para a busca nas bases de dados Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no qual identificaram-se seis estudos. A partir deles, viu-se que o ensino de matemática na EaD é um tema pouco explorado, pois ainda não existem amplos saberes e conhecimentos consolidados. Percebeu-se, também, que a escolha dos Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) deve levar em consideração a finalidade educativa e as múltiplas possibilidades de interação, simulação e experimentação que esses ambientes oferecem, pois são elementos que favorecem a aprendizagem matemática. Ainda, verificou-se que a metodologia de ensino SF fornece um itinerário para o professor elaborar e desenvolver suas aulas em ambientes virtuais, valorizando o aspecto colaborativo, incentivando a simulação e a experimentação, levando o aluno a se tornar um investigador. Portanto, concluiu-se que se faz necessária a exploração de cursos na EaD baseada na SF para o ensino de matemática, interpretando e compreendendo o uso pedagógico das ferramentas em AVE, que potencializem a aprendizagem matemática.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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