O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A FORMAÇÃO OMNILATERAL
Resumo
A presente pesquisa é parte de um estudo bibliográfico que trata da formação omnilateral para o ser humano. Tem como objetivo central identificar os elementos necessários para uma formação omnilateral, considerando a relação trabalho e educação no processo formativo do homem como atividade mediadora do processo de produção e reprodução dos indivíduos enquanto seres sociais, demonstrando ainda as dimensões que o princípio educativo adquire a partir da dinâmica do duplo aspecto do trabalho e sua influência no processo educativo e na e formação humana como elementos de aquisição da vida humana em sociedade. Para desenvolver a temática em questão, utilizamos como aporte teórico principal o conceito de Marx sobre o duplo aspecto do trabalho no capitalismo e a concepção de Saviani sobre o trabalho como princípio educativo. A partir dessa base teórica demonstramos a dimensão intrínseca do trabalho como princípio educativo e os elementos de uma formação omnilateral. Entendemos que, por meio de uma formação omnilateral associada à conscientização política, cultural e social, isso permitirá ao homem compreender o verdadeiro princípio educativo do trabalho, bem como o caráter científico e transformador de sua ação, criando os meios para superação da sua condição de ser alienado e fragmentado. Em nossas considerações finais pudemos compreender que o trabalho é a categoria central da vida humana e se ele é o princípio educativo da sociabilidade do homem, disso decorre que podemos falar do trabalho como princípio educativo no capitalismo também numa dupla dimensão: o seu sentido positivo, quando se refere a uma formação omnilateral; e o seu sentido negativo, quando se refere a uma formação voltada para os interesses do capitalismo. Desse modo, Marx nos deixa entender que a educação disseminada nos moldes capitalistas se volta para a perpetuação do sistema econômico. Agradecemos a FUNCAP pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.