ODORES FLORAIS DE GUAZUMA ULMIFOLIA (MALVACEAE) E A DINÂMICA DE SEUS VISITANTES
Resumo
Os odores florais são produzidos por osmóforos – glândulas que secretam compostos voláteis – e constituem uma parte importante do processo de polinização, pois funcionam como atrativos para os visitantes florais. Por isso, a variação na liberação dos odores pode afetar a atratividade floral para os visitantes. As flores de Guazuma ulmifolia Lam. apresentam uma forte fragrância que parece variar ao longo do tempo e suas estruturas reprodutivas se encontram em câmaras separadas, cujo acesso é formado por pequenas entradas. A entrada da câmara feminina é circundada por apêndices petalares que podem variar de posição durante o tempo de vida floral, bloqueando ou liberando o acesso à câmara. Nesse contexto, G. ulmifolia mostra-se como um bom objeto de estudo para responder como a variação da morfologia floral e da liberação de odores pelos osmóforos afeta a frequência, a composição e o comportamento de insetos visitantes florais. Para entender as variações morfológicas e de liberação de odores florais foram feitas observações das mudanças morfológicas da flor, testes com vermelho neutro e cromatografia gasosa. Para avaliar a frequência, a composição e o comportamento dos visitantes florais, foram realizadas observações, capturas, medidas e identificações dos insetos. Os resultados mostraram que a maior liberação de compostos relacionados à atração de insetos ocorre no segundo dia de vida floral, que coincide com a plena expansão dos apêndices petalares, assim como a maior frequência e riqueza de visitantes. As câmaras masculina e feminina apresentam uma composição de visitantes distinta em relação ao tamanho corporal. Isso indica que o odor atua como um importante atrativo floral e que o tamanho do acesso à câmara atua como um fator limitante à visita. Os resultados de comportamento, frequência e acessibilidade às câmaras florais mostraram que os pequenos dípteros e vespas da superfamília Chalcidoidea podem constituir o grupo de polinizadores de G. ulmifolia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.