PERCEPÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS POR RUÍDOS DE GERADORES EÓLICOS EM COMUNIDADES DA MESOREGIÃO DA CHAPADA DO ARARIPE, ESTADOS DE PERNANBUCO E PIAUÍ
Resumo
Desde a revolução industrial, a disputa econômica dos países e a qualidade de vida de seus habitantes são influenciadas por diversos fatores, dentre eles a energia. É diante desse contexto e levando-se em consideração a necessidade do cumprimento dos ODS da ONU e dos acordos internacionais de descarbonização, que os governos têm investido em tecnologias que agreguem eficiência e baixo impacto ambiental. O Brasil vem ganhando investimentos em diversificação nos últimos anos e uma das fontes já consolidadas é a energia eólica. Esta energia apresenta vantagens, pois se trata de uma fonte inesgotável que não emite gases poluentes, todavia apresenta desvantagens, como: impacto visual nas paisagens e impactos sonoros, devido aos ruídos produzido pelos aerogeradores, que podem prejudicar populações que habitam localidades próximas às instalações. Esta pesquisa pretende analisar os impactos socioambientais provocados pela instalação de parques eólicos localizados na mesoregião da Chapada do Araripe, nos estados de Pernambuco e Piauí. Os parques foram instalados em 2017, nos municípios Araripina e Simões, têm capacidade instalada de 360 MW, com 156 torres, distribuídas em 10.200 hectares. Na literatura científica não são encontrados relatos acerca dos impactos visuais e sonoros desses empreendimentos, sendo uma lacuna a ser explorada e uma oportunidade para entender os possíveis problemas que afetam as populações locais. Sendo assim, este trabalho busca obter respostas às seguintes perguntas: os ruídos produzidos pelos aerogeradores destes parques eólicos estão de acordo com a legislação vigente? Qual a percepção da população acerca dos impactos dos parques eólicos na paisagem e nos ruídos locais? A pesquisa está em fase inicial e pretende avançar nos aspectos metodológicos, com aplicação de técnicas em campo e em gabinete como forma de compreender melhor os benefícios e os impactos negativos de empreendimentos de energia renovável no Nordeste brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.