QUEM SÃO AS CRIANÇAS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA?
Resumo
Esse texto socializa dados parciais de pesquisa doutorado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), com fomento da CAPES, que intenciona conhecer mais amplamente "quem são as crianças denominadas com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, e que estão cursando o 5º ano, nas escolas da rede municipal de Fortaleza" - qual/quais sua(s) características? Como são descritas por seus professores e pela Secretaria Municipal de Educação (SME)? A pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem colaborativa, até o presente momento, desenvolveu sua primeira etapa, que constou dos procedimentos, a saber: i. levantamento de dados junto à SME do em relação ao quantitativo de estudantes cadastrados no sistema que apresentam "dificuldades na aprendizagem" (a partir das informações recebidas das escolas); ii. aplicação de questionário online junto aos professores(as) da rede de ensino que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Os resultados preliminares revelam que, de acordo com os dados da SME, as crianças consideradas com dificuldades na leitura e escrita são "aquelas que têm diagnósticos clínicos de transtornos específicos das habilidades escolares, dislexia, TDAH, dislalia e disortografia" - totalizam 92 crianças. Por seu turno, na compreensão dos 36 professores respondentes ao questionário online, o número de estudantes com dificuldades, em suas respectivas turmas, supera esse quantitativo - ampliando para 205 estudantes indicados. Para os professores esses estudantes "são aqueles que chegam ao 5º ano lendo e escrevendo, mas, com pouca fluência, com dificuldade na interpretação textual e produção de textos, que não conhecem todo o alfabeto, além de aqueles que apresentam problemas socioemocionais e transtornos na aprendizagem". Os dados já coletados evidenciam o necessário aprofundamento na questão, sobretudo, para conhecer esses alunos e suas necessidades de aprendizageDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.