QUESTÕES ACERCA DA PASSIVIDADE E ATIVIDADE NO CONTEXTO DA COVID-19
Resumo
O objetivo deste resumo é refletir acerca da passividade e atividade do homem na pandemia da Covid-19. Diante do momento caótico que estamos passando, em razão da pandemia Covid-19 no mundo, podemos dizer que estamos sendo mais passivos do que ativos. Somos passivos, quando não somos causa daquilo que acontece conosco, seja de bom ou ruim; e o contrário, somos ativos quando somos causa disso que acontece conosco. Propomos duas questões para a reflexão desse tema: Quais são as dificuldades encontradas por causa da passividade humana a covid-19? E qual é a saída para encontrarmos um meio de sermos ativos durante a pandemia? Com isso, temos como base o filósofo do século XVII Benedictus de Spinoza (1632-1677). Segundo esse autor, na sua obra Ética, a passividade é algo natural do ser humano. Ele afirma que estamos sujeitos a encontros fortuitos que nos afetam de alguma maneira, por sua vez, os afetos aumentam ou diminuem a nossa potência de agir e de pensar. Desse modo, quando somos passivos a afetos tristes ou afetos que não levam em consideração a nossa potência total, significa que a nossa potência é diminuída por causa desses afetos. Da mesma forma, se houver algum evento externo que não é útil para nós, como é o exemplo da pandemia, diminuímos a nossa potência. Através da reflexão sobre o tema proposto, pudemos observar como resultados que a liberdade humana ficou mais comprometida por causa da pandemia, sendo assim, as dificuldades que o homem encontra são inúmeras, como são os exemplos, das crises em vários setores da sociedade: econômica, existencial, emocional etc. Mas em contrapartida, existe um meio para sermos ativos durante a pandemia. Como bem explica Spinoza, nós podemos nos esforçar para perseverar na existência, à medida que buscamos cada vez mais afetos alegres e bons encontros (em meio ao isolamento social, não podemos descumprir as regras, portanto, isso pode ser virtualmente mesmo, seja com amigos, livros, filmes, etc.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.