TELEMEIOS 2.0: UMA VERSÃO WEB DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO BASEADO NA SEQUÊNCIA FEDATHI
Resumo
O professor é constantemente desafiado ao tentar possibilitar e aprimorar sua prática em um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. As tecnologias digitais estão diretamente ligadas a esse desafio, principalmente no que diz respeito ao Ensino online, Educação a Distância ou Ensino Híbrido. Aplicativos de webconferência, como WebConf RNP, Jitsi, OpenMeetings, BigBlueButton, StreamYard, Microsoft Teams, Google Meet, dentre outros, são utilizados pelo professor para propiciar momentos virtuais síncronos educativos, que acontecem, em sua maioria, com a exposição do conteúdo mediante comunicação por voz e apresentação de slides, pelos recursos de áudio e compartilhamento de tela respectivamente, em um estilo de aula presencial tradicional vivenciada no virtual. O objetivo deste trabalho é apresentar uma versão do Ambiente Virtual de Ensino TeleMeios executável no navegador que possibilita ao professor compartilhar uma máquina virtual, quesito que o difere dos demais aplicativos de webconferência, com seus alunos para a realização de atividades educativas, o que possibilita um fazer docente baseado na Sequência Fedathi e potencializa o aprendizado. A pesquisa documental fez parte da metodologia dessa pesquisa, bem como o desenvolvimento e a apresentação da versão inicial do próprio software feitos no âmbito do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC). Uma primeira versão do TeleMeios 2.0, apresentada como resultado parcial, será utilizada em experimentos integrantes de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, nos quais sessões didáticas baseadas na Sequência Fedathi realizadas neste ambiente serão transmitidas para outro grupo de pessoas reunidas em aplicativo de webconferência arbitrário, mostrando assim seu diferencial, suas possibilidades e sua capacidade de integração em atividades educativas. Os pesquisadores envolvidos agradecem à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) pelo apoio a esta pesquisa.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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