UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA ABSTRATA NA PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY

Autores

  • Maria VanÍsia MendonÇa de Lima
  • Herminio Borges Neto

Resumo

São notórias as dificuldades que os alunos de ciências exatas apresentam em compreender conceitos e propriedades matemáticas. Os entraves manifestados na aprendizagem matemática estão vinculados a fatores como: grau de abstração de alguns assuntos, deficiência na formação acadêmica dos estudantes e uma abordagem extremamente formal e analítica dos conteúdos. Nesse contexto, assumiu-se neste estudo uma preocupação com a Álgebra Abstrata por ser uma disciplina classificada como complexa devido ao abstraimento dos seus tópicos e por apresentar problemas referentes ao ensino e a aprendizagem de seus conteúdos. Tendo em vista as questões mencionadas, tomando a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky como aporte teórico, este estudo teve por objetivo refletir sobre o ensino de Álgebra Abstrata, destacando a relevância da Sequência Fedathi e da teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica de professores que trabalham com a referida disciplina. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica executada por meio de consultas a livros e publicações encontradas em base de dados como: Scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos CAPES/MEC. Foram encontradas no estudo aproximações entre a SF e a teoria Histórico-Cultural e buscou-se utilizar os conceitos relacionados a mediação pedagógica para discutir a postura docente na abordagem de conteúdos em um curso de Álgebra Abstrata. Concluiu-se com a investigação, que a SF e a teoria Histórico-Cultural apresentam possibilidades para a prática pedagógica do professor que ensina Álgebra Abstrata, proporcionando um ensino significativo dos conceitos das estruturas algébricas. Dessa forma, perspectiva-se com este estudo, motivar os docentes da referida disciplina a refletirem sobre sua postura docente e promoverem situações de ensino que possibilitem o desenvolvimento do estudante, tornando-o um ser ativo na aprendizagem de novos conhecimentos.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação