USO DA ENTREVISTA POR TELEFONE COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR DO LACTENTE – QPAC
Resumo
Introdução: Tendo em vista a amplitude de fatores que intervém na iniciação à alimentação complementar a lactantes e a necessidade de um maior conhecimento da realidade das famílias para uma orientação aos cuidadores, visa-se acompanhar com cautela o desenvolvimento infantil. Objetivos: Relatar a experiência da coleta de dados realizada com pais e responsáveis acerca do conhecimento sobre alimentação complementar. Metodologia: O questionário foi aplicado aos pais de crianças de 6 a 24 meses residentes na cidade de Fortaleza, Ceará, no período de setembro a dezembro de 2020 por meio de ligações telefônicas efetuadas por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) responsáveis pela coleta das Regionais de Saúde IV e V, e uma doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. As ligações foram realizadas a partir de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e iniciou-se após a realização de treinamento específico e a elucidação da metodologia de abordagem aos entrevistados, assim como aprovação do comitê de ética em pesquisa/UFC. Resultados: Durante as ligações houve boa receptividade por parte dos interlocutores e constatou a existência de dúvidas sobre o processo de alimentação complementar. Evidenciou-se um panorama positivo no que diz respeito aos hábitos alimentares adotados entre os responsáveis pelos lactentes, apesar da existência de algumas barreiras para a consolidação das ligações, como ausência ou erro nos números dos pais e ligações que não eram atendidas. Na Regional IV, foram realizadas 130 ligações de 145, e na V, 145 de 256 chamadas. Conclusão: Percebeu-se a necessidade contínua que os responsáveis possuem de orientações acerca das recomendações no tocante a alimentação saudável. A experiência na realização das entrevistas foi enriquecedora, pois proporcionou aprender outra modalidade de coleta de dados em pesquisa, além do aprendizado na área.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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