USO DE CALENDÁRIOS DE PESCA PARTICIPATIVOS NA ANÁLISE DA INSERÇÃO DE PARQUES EÓLICOS MARINHOS (OFFSHORE) NO CEARÁ, BRASIL.
Resumo
Territórios marítimos das regiões NE, SE e S do Brasil têm ganhado destaque para instalação de parques eólicos offshore. O litoral oeste do Ceará destaca-se nacionalmente por sua ampla densidade energética, batimetria rasa e revela-se enquanto principal aposta deste novo mercado. Entretanto, sabe-se que o ambiente marinho já é ocupado, ancestralmente, pela pesca. As pescas artesanais e semiprofissionais são importantes atividades econômicas regionais (geradoras de emprego e renda) e garantem a segurança alimentar de comunidades locais. Em razão de ser uma atividade que atravessa gerações, o conhecimento dos pescadores evidencia a maneira pela qual a atividade acontece. O objetivo deste trabalho é analisar os calendários de pesca de 4 Colônias localizadas em Amontada, Itarema e Caucaia onde existem projetos em processo de licenciamento no IBAMA desde 2016. A execução do trabalho ocorreu por meio de 4 oficinas presenciais (3 em janeiro e 1 em setembro de 2020), com metodologia participativa, em que foram envolvidos 25 pescadores, selecionados a partir de amostragem não probabilística (snowball). Foram utilizadas técnicas auxiliares de diário de bordo, construção de matrizes e gravação de áudio, ambos com autorização prévia dos participantes. A elaboração deste material, em conjunto com os pescadores, possibilitou: i) o registro das principais espécies capturadas; ii) a elucidação das distâncias navegadas pelos pescadores; iii) o período do ano em que as espécies são mais frequentemente pescadas e iv) os principais aparelhos e instrumentos (artes de pesca) utilizados. A elaboração do calendário de pesca se mostrou válida e os dados da pesquisa podem auxiliar nos processos de licenciamento dos parques, assim como pode compor o Planejamento Espacial Marinho do Ceará, instrumento legal imprescindível que deve orientar as ações econômicas em ambiente marinho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Willian de Figueiredo Xavier, T., Brannstrom, C., & Gorayeb Nogueira Caetano, A. (2021). USO DE CALENDÁRIOS DE PESCA PARTICIPATIVOS NA ANÁLISE DA INSERÇÃO DE PARQUES EÓLICOS MARINHOS (OFFSHORE) NO CEARÁ, BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 5(3), 2119. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/67664
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.