VISÃO GERAL DA ATIVIDADE DOS SIDERÓFOROS NOS MICRORGANISMOS E PLANTAS
Resumo
Os sideróforos são compostos orgânicos com baixo peso molecular produzidos por microrganismos e plantas que crescem em condições de baixa concentração de ferro (Fe). O objetivo desses compostos é quelar o ferro férrico (Fe3+) de superficies terrestres e/ou aquáticas e, portanto, torná-lo disponível para células microbianas e vegetais. Desta forma, o estudo propôs expor o papel dos sideróforos nos microrganismos e plantas. Foi elaborada uma revisão bibliográfica de artigos publicados nos últimos dez anos. A pesquisa foi realizada através das plataformas Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. O papel dos sideróforos nas bactérias Gram-negativas é de capturar ferri-sideróforos por um receptor na membrana externa durante um método que é impulsionado pelo potencial da membrana citosólica. Uma vez ligado, o receptor sofre uma alteração na conformação e interpreta o sideróforo carregado com Fe no periplasma. Bactérias Gram-positivas, por outro lado, usam proteínas de ligação a sideróforos de lipoproteínas ancoradas na membrana para se ligar seletivamente aos sideróforos. Os sideróforos são importados para o citoplasma usando um complexo de lipoproteína, ATPase e permease. Os sideróforos fúngicos podem ser divididos em três: fusarininas, coprógenos e ferricromos. As fusarininas e os coprógenos são excretados principalmente para capturar o Fe3+, auxiliando na absorção do ferro e os ferricromos são usados principalmente no armazenamento de Fe. As plantas secretam fitosideróforos no solo que são altamente seletivos para o Fe3+. Eliminando o Fe3+, o complexo fitosideróforo é transportado através da membrana citoplasmática. O Fe3+ é então reduzido a Fe2+ (ferroso), e transferido para nicotiamina, que transloca o Fe por toda a planta. A aquisição de Fe dependente de sideróforo é uma qualidade metabólica primordial exercida por diferentes microrganismos e plantas, fazendo com que patógenos empreguem sideróforos na guerra química com seus hospedeiros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.