VULNERABILIDADE COSTEIRA: UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
Resumo
A zona costeira se destaca por dois aspectos intrínsecos: as condições ambientais dinâmicas e sensíveis em decorrência do seu caráter transitório entre o ambiente terrestre e marinho, assim como seus múltiplos usos e assentamentos humanos. Estes elementos fazem desta espacialidade um palco para diversos estudos, e entre eles sobre os de riscos e vulnerabilidades aos fenômenos que ocorrem neste sistema, tais como: erosão costeira, mudanças climáticas, elevação do nível do mar e outros. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o estado da arte dos estudos de vulnerabilidade socioambiental no Brasil e no mundo. Um levantamento nas bases bibliográficas de artigos acadêmicos foi realizado tendo como critérios palavras-chaves relacionadas a temática, para a seleção, análise e discussão dos estudos. Constatou-se que as pesquisas relacionadas a vulnerabilidade apresentaram determinados aspectos teóricos e conceituais diferentes, uma vez que há várias definições para o referido termo. Porém, assemelham-se metodologicamente quando apresentam a cartografia como principal ferramenta de espacialização, ainda que com procedimentos e estratégias distintas. Ainda, destaca-se os estudos de vulnerabilidade com abordagem econômica e ecológica que têm sido feitos nos últimos anos, reforçando a importância de outras dimensões, além da física, nas investigações. Dessa forma, a proposta de um estudo com uma perspectiva socioambiental é fundamental para a garantia do entendimento do grau de suscetibilidade, exposição ou resiliência de um sistema a um evento qualquer, tendo em vista que o mesmo integra as características físicas (naturais) bem como da sociedade que tanto transforma seu espaço como também se expõe aos riscos. Assim, a compreensão desses aspectos através de indicadores e das técnicas estatísticas e de geoprocessamento geram produtos de relevância, tendo uma contribuição ímpar para a tomada de decisão e gestão da zona costeira.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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