RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O VESTIBULAR NO ENSINO REMOTO ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA ELETIVA
Resumo
Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Antonieta Siqueira, foram criadas disciplinas eletivas onde os alunos podem se envolver com outras atividades ou complementar os seus estudos referentes a alguma disciplina, como a eletiva “Biologia Enem”. Ela tem como objetivo preparar os alunos com os conteúdos mais prováveis em ser abordados no Exame Nacional e complementar os conteúdos visto no terceiro ano do ensino médio. Assim, o presente trabalho é um relato de experiência desta disciplina. O cenário pandêmico gerou a necessidade do ensino remoto despertou medo de não aprovação devido às dificuldades enfrentadas no ensino remoto e nos estudos domiciliares. Durante as aulas foram relatadas diversas dificuldades dos alunos em seus estudos domiciliares, sendo os principais problemas: a falta de local de estudos, incômodos e barulhos na hora de estudar, a falta de tempo para os estudos devido à necessidade de trabalhar ou ajudar os pais com tarefas domiciliares. Já os problemas enfrentados nas aulas são principalmente a perda de conexão com a internet e a falta de maior contato entre professores, residentes e alunos que acaba ocasionando a dificuldade de comunicação entre as partes prejudicando a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos abordados e ocasionando, também, a falta de participação dos alunos no momento da aula. Para tentar amenizar esses problemas, dentro da eletiva, buscamos apelar para que os alunos não deixem de expor suas dúvidas, assim conseguimos entendê-las, saná-las e complementar os estudos com a confecção de materiais disponibilizados virtualmente que, também, podem ser impressos na escola, estes materiais contêm os conteúdos abordados em sala de aula e questões de vestibular para que os alunos possam exercitar os conhecimentos aprendidos. Como resultado, a participação dos alunos tem aumentado consideravelmente nas aulas e as respostas aos questionamentos direcionados a eles apresentam maior desenvolvimento e complexidade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Abraao Rodrigues Coelho, J., Pereira Brandão, M., & Alves Feitosa, R. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O VESTIBULAR NO ENSINO REMOTO ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA ELETIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 715. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/72966
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.