CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA CLÍNICA CIRÚRGICA: PERSPECTIVA DO ACADÊMICO
Resumo
Alinhar teoria e prática é primordial para a qualidade da formação dos futuros profissionais de Enfermagem. Os estágios proporcionam experiências que reforçam o conteúdo estudado em sala, permitem acompanhar a rotina da equipe de Enfermagem e conhecer a dinâmica do serviço. Objetiva-se descrever a experiência de estágio em clínica cirúrgica. Trata-se de um relato de experiência acerca de estágio na clínica cirúrgica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), como parte da carga horária da disciplina de Enfermagem no processo de cuidar do adulto em situações clínicas e cirúrgicas. O estágio aconteceu em fevereiro de 2021 com 6 alunos da Universidade Federal do Ceará. Os principais cuidados de Enfermagem prestados durante o estágio no setor da clínica cirúrgica foram referentes a curativos, drenos e alimentação por sonda nasogástrica. Todas as ações foram devidamente registradas em formulário próprio do hospital. Foi possível acompanhar um mesmo paciente por dias consecutivos, o que viabilizou dar seguimento e observar a evolução dos mesmos diante da assistência de enfermagem que receberam. As escalas de Braden e de Morse foram aplicadas sempre após os registros. Todas as dúvidas e dificuldades foram sanadas com o auxílio da professora que supervisionou os alunos. Ao fim do estágio, foi apresentado em dupla um estudo de caso sobre o paciente cuidado. Durante a apresentação, foram pontuados: histórico de enfermagem, diagnóstico médico, a cirurgia realizada, medicamentos em uso, diagnósticos de enfermagem, resultados e intervenções de Enfermagem, de acordo com as respectivas classificações internacionais. Em suma, os conhecimentos abordados na parte teórica da disciplina puderam ser aprofundados na clínica cirúrgica. Além disso, a vivência permitiu aprimorar habilidades essenciais para a formação em Enfermagem.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.