A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE A EMERGÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM DI NO CONTEXTO DO USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER: ESTRATÉGIAS DE ESCRITA.
Resumo
Este estudo fundamenta-se na abordagem socioconstrutivista e objetiva analisar a influência da mediação do professor do AEE sobre a emergência das estratégias de leitura e escrita de crianças com DI, no contexto do uso do software Luz do Saber Infantil. Objetiva-se também identificar a relação entre a mediação do professor do AEE e a emergência e evolução das estratégias de leitura e escrita manifestadas por crianças com DI no uso do software Luz do Saber Infantil. Para esse trabalho efetuou-se um recorte se centrando sobre os resultados relativos às estratégias de escrita. Os dados originaram-se de um banco de dados de duas pesquisas precedentes (GOMES, 2018/2019/2020) desenvolvidas em quatro escolas públicas de Fortaleza. Essas investigações contaram com 12 participantes, sendo 4 professoras do AEE (P1-P4) e 8 crianças (C1-C8) com deficiência intelectual, nível escolar entre o 2º e o 5º anos do Ensino Fundamental, e faixa etária variando entre 8 a 13 anos de idade. Considerando o grande volume de dados, selecionou-se 5 crianças participantes (C1, C2, C3, C5, C7) e suas respectivas professoras (P1, P3, P4). Analisou-se os dados com base em um quadro de identificação e catalogação das estratégias de escrita das crianças com DI, durante o uso do software Luz do Saber Infantil. Esse quadro se subdivide em 3 subcategorias, classificadas como elementares, intermediárias e avançadas. Os resultados indicaram que as cinco crianças manifestaram o predomínio de estratégias de escrita classificadas como intermediárias, principalmente nas subcategorias “Compõe palavras com apoio de letras/sílabas dispostas no software”; “Escreve com base no controle oral da sílaba"; “Escreve com base no repertório mnemônico”. Apesar dessa maior ocorrência de estratégias intermediárias, no interior desse nível, verificou-se que as crianças passaram a apresentar uma evolução dessas estratégias, o que sugere a importância da mediação das professoras e do uso do software Luz do Saber Infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Rocha Matos Pinto, D., Miranda, A. de A., & Leite Limaverde Gomes, A. (2021). A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE A EMERGÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM DI NO CONTEXTO DO USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER: ESTRATÉGIAS DE ESCRITA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 653. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73776
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.