A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE A EMERGÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM DI NO CONTEXTO DO USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER: ESTRATÉGIAS DE ESCRITA.

Autores

  • Debora Rocha Matos Pinto
  • Aurilene de Araujo Miranda
  • Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo

Este estudo fundamenta-se na abordagem socioconstrutivista e objetiva analisar a influência da mediação do professor do AEE sobre a emergência das estratégias de leitura e escrita de crianças com DI, no contexto do uso do software Luz do Saber Infantil. Objetiva-se também identificar a relação entre a mediação do professor do AEE e a emergência e evolução das estratégias de leitura e escrita manifestadas por crianças com DI no uso do software Luz do Saber Infantil. Para esse trabalho efetuou-se um recorte se centrando sobre os resultados relativos às estratégias de escrita. Os dados originaram-se de um banco de dados de duas pesquisas precedentes (GOMES, 2018/2019/2020) desenvolvidas em quatro escolas públicas de Fortaleza. Essas investigações contaram com 12 participantes, sendo 4 professoras do AEE (P1-P4) e 8 crianças (C1-C8) com deficiência intelectual, nível escolar entre o 2º e o 5º anos do Ensino Fundamental, e faixa etária variando entre 8 a 13 anos de idade. Considerando o grande volume de dados, selecionou-se 5 crianças participantes (C1, C2, C3, C5, C7) e suas respectivas professoras (P1, P3, P4). Analisou-se os dados com base em um quadro de identificação e catalogação das estratégias de escrita das crianças com DI, durante o uso do software Luz do Saber Infantil. Esse quadro se subdivide em 3 subcategorias, classificadas como elementares, intermediárias e avançadas. Os resultados indicaram que as cinco crianças manifestaram o predomínio de estratégias de escrita classificadas como intermediárias, principalmente nas subcategorias “Compõe palavras com apoio de letras/sílabas dispostas no software”; “Escreve com base no controle oral da sílaba"; “Escreve com base no repertório mnemônico”. Apesar dessa maior ocorrência de estratégias intermediárias, no interior desse nível, verificou-se que as crianças passaram a apresentar uma evolução dessas estratégias, o que sugere a importância da mediação das professoras e do uso do software Luz do Saber Infantil.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Rocha Matos Pinto, D., Miranda, A. de A., & Leite Limaverde Gomes, A. (2021). A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE A EMERGÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM DI NO CONTEXTO DO USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER: ESTRATÉGIAS DE ESCRITA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 653. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73776

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica