A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE A EMERGÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM DI NO CONTEXTO DO USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER: ESTRATÉGIAS DE LEITURA.

Autores

  • Aurilene de Araujo Miranda
  • Débora Rocha Matos Pinto
  • Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo

Este estudo fundamenta-se na abordagem socioconstrutivista e objetiva analisar a influência da mediação do professor do AEE sobre a emergência das estratégias de leitura de crianças com DI, no contexto do uso do software Luz do Saber Infantil. Objetiva-se também identificar a relação entre a mediação do professor do AEE e a emergência e evolução das estratégias de leitura manifestadas por crianças com DI no uso do software. Para esse trabalho efetuou-se um recorte se centrando sobre os resultados relativos às estratégias de leitura. Os dados originaram-se de um banco de dados de duas pesquisas precedentes (GOMES, 2018/2019/2020) desenvolvidas em quatro escolas públicas de Fortaleza. Essas investigações contaram com 12 participantes, sendo 4 professoras do AEE (P1-P4) e 8 crianças (C1-C8) com deficiência intelectual, nível escolar entre o 2º e o 5º anos do Ensino Fundamental, e faixa etária variando entre 8 a 13 anos de idade. Considerando o grande volume de dados, selecionou-se 5 crianças participantes (C1, C2, C3, C5, C7) e suas respectivas professoras (P1, P3, P4). Analisou-se os dados com base em um quadro de identificação e catalogação das estratégias de leitura das crianças com DI, durante o uso do software Luz do Saber Infantil. Esse quadro se subdivide em 3 subcategorias classificadas como: elementares, intermediárias e avançadas. Os resultados indicaram que as cinco crianças manifestaram o predomínio de estratégias de escrita elementares e intermediárias, principalmente nas subcategorias “Estratégia de leitura com base na letra final”; “ Identificação de quantidade de sílabas para leitura de uma palavra"; “Identificação de informações textuais com base na imagem”. Apesar dessa maior ocorrência de estratégias elementares e intermediárias no interior desses níveis, verificou-se que as crianças passaram a apresentar uma evolução dessas estratégias, sendo assim sugere-se a importância da mediação das das professoras e do uso do software Luz do Saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Miranda, A. de A., Rocha Matos Pinto, D., & Leite Limaverde Gomes, A. (2021). A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE SOBRE A EMERGÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM DI NO CONTEXTO DO USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER: ESTRATÉGIAS DE LEITURA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 654. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73777

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica