A BRINCADEIRA EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA NA PERSPECTIVA DE SEUS PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho resulta da segunda etapa de uma pesquisa mais ampla intitulada “Qualidade das Práticas Pedagógicas em turmas de pré-escola da rede pública municipal de Fortaleza”, cujo objetivo é caracterizar as condições de funcionamento de instituições pré-escolares da rede pública municipal da capital alencarina, compreendendo sua programação e o desenvolvimento da rotina diária, com ênfase nas práticas pedagógicas. Foi realizada de forma remota com 10 professores de turmas de crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil (E.I.). Aqui, serão apresentados alguns resultados referentes à "Brincadeira dramática”, gerados com o uso da Tabela Likert (LIKERT,1932), que permitiu aos participantes expressarem suas opiniões sobre o tema, escolhendo entre as opções “Discordo Fortemente”, “Discordo”, “Sem Opinião", “Concordo” e “Concordo Fortemente”. A análise inicial revelou que não é unânime a concordância entre os pedagogos que participaram da investigação com as seguintes afirmativas: “alguns materiais e mobílias para brincadeira dramática acessíveis, assim as crianças podem representar papéis familiares a elas”; há “área para brincadeira dramática bem definida, com espaço para brincar e para arrumar de forma organizada”; e existe “cenário para pelo menos dois temas diferentes por dia. Apenas cerca da metade dos respondentes declararam “concordar” com tais assertivas, o que indica a necessidade desses sujeitos entenderem melhor que é através das brincadeiras que a criança mais se desenvolve e aprende, Além disso, resolve vários de seus conflitos (VIGOTSKI, 1998). Sendo assim, o espaço da Educação Infantil deve ser propiciador dessa atividade todos os dias e em vários momentos da rotina. Por fim, expressa-se o agradecimento a UFC e a CAPES por viabilizar a realização desse estudo.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Maria Albuquerque Basilio, J., Sales Guimarães, N., & Costa de Andrade Cruz, R. (2021). A BRINCADEIRA EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA NA PERSPECTIVA DE SEUS PROFESSORES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 658. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73781
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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