A COMPREENSÃO DE FORMAÇÃO HUMANA EM ANTONIO GRAMSCI: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA ONTO-HISTÓRICA

Autores

  • Lara Maria Aquino Marques
  • Nicholas Pinheiro Muniz de Carvalho
  • Joeline Rodrigues de Sousa

Resumo

Buscaremos refletir acerca da concepção de educação e formação humana no pensamento de Gramsci, utilizando o trabalho como categoria fundante do ser social e entendendo que a educação tem o papel de transmissão de conhecimento, abordaremos a relação educação e trabalho e o conceito marxiano de educação omnilateral, desenvolvida por Gramsci, com o intuito de compreender como ela dá o suporte para a criação do filósofo da práxis. Analisaremos o nexo educação e trabalho, recuperando como se organiza conforme o modo de organização política e econômica demonstrando a gênese e seu movimento no conjunto das contradições da luta de classes e operando com trabalho e educação à luz da perspectiva onto-histórica para verificar o processo de formação do filósofo da práxis. Utilizamos o método de pesquisa teórico-bibliográfico, especialmente, os Cadernos 11 e 12 de Gramsci e de outros autores que tratam sobre o tema. Concluímos que há um vínculo entre trabalho e educação no momento em que as condições materiais permitiram o salto ontológico para o ser social. Contudo, com o surgimento da propriedade privada houve uma cisão entre teoria e prática e o trabalhador manual foi despossuído de seu meio de produção, e com o advento do capitalismo e a produção urbana industrial, a educação se tornou um mecanismo de manutenção da lógica capitalista, fazendo com que o trabalhador fosse minimamente instruído, mas, com o avanço tecnológico e a divisão do trabalho se tornou necessário um conhecimento mais sólido, unindo o caráter democrático do humanismo liberal com a religiosidade, tornando o ensino universalizado e superficial, com o intuito de manter as posições de classe. Gramsci criticou a maneira como se dava o ensino e formulou sua proposta, denominada Escola Unitária, pela qual poderíamos unir teoria e prática, culminando na recuperação da formação humana e nas condições necessárias para forjar o filósofo da práxis, o ser humano em suas aptidões plenas.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Maria Aquino Marques, L., Pinheiro Muniz de Carvalho, N., & Rodrigues de Sousa, J. (2021). A COMPREENSÃO DE FORMAÇÃO HUMANA EM ANTONIO GRAMSCI: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA ONTO-HISTÓRICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 664. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73787

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica