A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE “HEIMAT” NA OBRA “IN ZEITEN DES ABNEHMENDEN LICHTS”, DE EUGEN RUGE
Resumo
Como continuação do projeto PIBIC (2019-2020) realizado na UFC, que investigou os diferentes sentidos do substantivo “Heimat” na obra “Der Russe ist einer, der Birken liebt”, da escritora Olga Grjasnowa, este trabalho tem como objetivo seguir com a pesquisa do termo e seus desdobramentos no romance contemporâneo de expressão alemã “In Zeiten des abnehmenden Lichts” do autor alemão nascido na União Soviética, Eugen Ruge. A palavra Heimat, livremente traduzida como terra natal, país de origem, nação, lar, é um vocábulo polissêmico cuja construção de sentido perpassa a história da Alemanha. O romance analisado trata da história de uma família alemã desde os anos 1950 até o início deste século. Essa trajetória percorre três gerações e diversos acontecimentos: os avós comunistas, que voltam do exílio no México para a Alemanha Oriental, a recém-criada República Democrática Alemã, para ajudarem na sua construção; o filho, que retorna com a esposa da região de Ural, depois de ter vivido em Moscou e ter sido enviado para um campo de trabalhos forçados na Sibéria; e o neto, que decide ampliar os horizontes e ir para o lado ocidental da Alemanha, pois achava que o lugar onde vivia era pequeno demais. Buscamos, assim, entender que valores identitários, culturais e sociais envolvem o termo estudado e a formação do romance de Ruge (2011) a partir da leitura atenta da obra e de resenhas literárias produzidas a seu respeito. Como suporte teórico recorremos a autores como Scharnowski (2019), Hülz, Kühne e Weber (2019) e Silva (2015).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Antonio Neves de Lacerda, F., & Livio Cruz Romao, T. (2021). A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE “HEIMAT” NA OBRA “IN ZEITEN DES ABNEHMENDEN LICHTS”, DE EUGEN RUGE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 668. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73791
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.