A DINÂMICA ORGANIZACIONAL DA UNILEVER: UM ESTUDO À LUZ DAS CONCEPÇÕES MODERNAS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Resumo
O mercado de bens de consumo é altamente competitivo. Uma das empresas líderes do setor é a Unilever. Sua liderança deve-se á qualidade de suas práticas de gestão, em particular no tocante às interações com o mercado. As novas perspectivas da Teoria Geral da Administração envolvem um conjunto de correntes teóricas contemporâneas, com foco nas interações da organização com seu macro ambiente de negócio, sendo elas: as teorias Estruturalista, Comportamental, Sistêmica e Contingencial. Com isso, o presente estudo tem o objetivo de investigar as dinâmicas de gestão da Unilever à luz das concepções modernas da TGA. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, que foi aplicada por meio de estudo de caso único na empresa Unilever. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa, e além disso utilizou-se a análise documental. O processo de análise dos dados contou com a análise de conteúdo. Os resultados indicam que, em relação a Teoria Estruturalista, a empresa possui incentivos mistos e compreende a importância da figura do homem organizacional, que é capaz de cumprir diversas tarefas e possuir características como flexibilidade, tolerância e desejo de realização no trabalho. Na Teoria Comportamental, existem ações que refletem preocupações com o bem-estar e a motivação do trabalhador, tendo como base a pirâmide de Maslow. Nas Teorias Sistêmica e Contingencial, é possível destacar o fomento do feedback e das adaptações da organização mediante às demandas impostas pelo ambiente externo. Com isso, conclui-se que muitas das características das concepções modernas da TGA estão presentes nas dinâmicas de gestão da Unilever.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.