A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL E OS DESAFIOS ATUAIS
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estrutura, Política e Gestão Educacional, da Faculdade de Educação (FACED), ofertada para os alunos das licenciaturas da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo consistiu em pesquisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto modalidade educacional criada com o propósito de promover educação formal para as pessoas que não tiveram a possibilidade de concluir o período escolar na idade regular. Para tanto, buscou-se introduzir o contexto histórico onde ocorreram as ações estendidas de práticas educacionais para o público adulto; apresentar o parecer CNE/ CEB, de 2000, o qual delibera sobre as normas curriculares nacionais para a EJA, além dos diferentes perfis dos estudantes do EJA; e, por fim, apontar os desafios que a EJA vivencia no Estado brasileiro. Após esse percurso, os resultados preliminares demonstraram a importância da EJA, posto que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, 49% da população adulta brasileira com mais de 25 anos não concluíram o Ensino Fundamental; e, ainda, que se fossem calculados os jovens a partir dos seus 15 anos, os quais não foram base para a análise, esse número seria muito maior. Além disso, os dados evidenciam discrepâncias mais preocupantes quando se interseccionam classe social, gênero, idade e raça, dentre outros marcadores sociais (REIBNITZ; MELO, 2021). Os desafios, portanto, ainda são muito presentes e variados e vão desde as condições para que esse público volte a estudar à garantia do acesso ao saber escolar como direito humano universal e iniludível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Sipriano, F. da S., & Maria Gomes Menezes, K. (2021). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL E OS DESAFIOS ATUAIS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 682. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73805
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.