A INTERAÇÃO DIDÁTICA NA SALA DE AULA DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Resumen
Essa pesquisa busca estudar as interações em sala de aula de estágio remoto no ensino de Língua Portuguesa. Selecionamos os resultados de três questionários aplicados a estudantes do Curso de Letras, inscritos na disciplina Estágio de Regência. O projeto apresenta como objetivos refletir sobre como se dá a interação entre aluno e professor no ambiente virtual; investigar os maiores desafios enfrentados pelo professor na aula remota; analisar as condições de trabalho do professor na aula remota e observar as diferenças entre aula remota e presencial. Na metodologia, criamos questionários que foram aplicados através de formulários do Google, os quais foram subdivididos em três: “Questões direcionadas aos preceptores (as) e aos professores (as)”, “Questões direcionadas aos residentes e aos estagiários”, “Questões direcionadas aos residentes e aos estagiários antes de realizarem a regência”. Os formulários online geraram dados de professores de variadas instituições de alguns estados, como Ceará e Piauí, e apresentam dez e cinco questões, respectivamente. A partir desses dados, geramos nossas reflexões sobre como se dá a interação didática e quais as implicações da aula remota para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa. Como fundamentação, apoiamo-nos em LEURQUIN (2021), CICUREL (2011) e concluímos que: a interação didática é questionável, uma vez que o professor interage com sua turma através de fotografias e em silêncio; as condições de trabalho da maioria dos professores são precárias e preocupantes; a aula remota não envolve apenas professor e aluno, visto que adentra na intimidade destes ao revelar, ainda que seja um pouco, de um cotidiano pessoal e íntimo. Portanto, é possível observar que a aula remota desafia o professor a buscar uma melhor capacitação em todos os sentidos, ainda que apresente grande importância no contexto de pandemia da Covid-19. Agradecemos ao CNPQ pelo auxílio financeiro e à professora Eulália pelo compromisso em todo o processo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Ferreira Vidal, M., & Vera Lucia Fraga Leurquin, E. (2021). A INTERAÇÃO DIDÁTICA NA SALA DE AULA DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 708. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73831
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.