A MODERNIDADE ARQUITETÔNICA DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO AEROPORTO SANTOS DUMONT (1938-1945)
Resumo
O Terminal de Passageiros do Aeroporto Santos Dumont, inaugurado em 1945, localizado na Ponta do Calabouço no centro da Cidade do Rio de Janeiro, até então capital brasileira, é um símbolo que representava o avanço da modernidade na capital e no país. O edifício projetado pelos irmãos Roberto também traz grande significância no contexto da arquitetura moderna brasileira, sendo uma referência nacional e internacional para o modernismo. A escolha dos arquitetos para esse projeto se deu a partir de um concurso no qual Marcelo e Milton Roberto foram os ganhadores. O edifício é composto por um volume central e dois volumes secundários nos quais estão distribuindo o programa de necessidades, as fachadas em sua maioria são protegidas por quebra-sóis, ademais também é possível se observar várias características comuns em obras modernistas como o uso de concreto armado, a utilização de pilotis, planta e fachadas livres, entre demais características. Esses pontos mostram uma grande aproximação com os ideais de Le Corbusier e os 5 pontos da arquitetura moderna que este arquiteto destaca. Nesse contexto, O Terminal de Passageiros do Aeroporto Santos Dumont é um edifício de destaque simbólico e arquitetônico de meados do século XX, que, apesar de passar por reformas, vem resistindo ao tempo e se mostrando possível de adaptar-se a demandas atuais, desempenhando atualmente uma função similar a sua designação inicial. Desse modo, esse trabalho é um subproduto de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo analisar a relação entre turismo, arquitetura moderna e infraestrutura, discutindo a importância da construção dos terminais aeroportuários no Brasil para a cultura arquitetônica moderna e para a modernização do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cavalcante Nogueira Lima, A., & Alexandre Paiva, R. (2021). A MODERNIDADE ARQUITETÔNICA DO TERMINAL DE PASSAGEIROS DO AEROPORTO SANTOS DUMONT (1938-1945). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 714. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73837
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.