A RELAÇÃO MODERNA COM A IMAGEM FOTOGRÁFICA UMA ANÁLISE BASEADA EM FLUSSER
Resumo
Vivemos em um mundo inundado de imagens fotográficas e que nos tornam consumidores ao mesmo tempo que produtores de imagens, seja pelo consumo nas redes sociais ou mesmo pelo uso cotidiano, mesmo que muitas vezes sem consciência do impacto dessas imagens, Vilém Flusser discorre sobre a relação quanto ao dispositivo fotográfico e o ato de criar imagens em seu livro: Filosofia da Caixa preta, sendo assim utilizamos os conceitos de Flusser ao estabelecer uma relação consciente com o dispositivo, fotógrafo e a imagem. Isso nos leva a pensar em qual a veracidade da imagem fotográfica e nossas relações com as imagens produzidas nesse ambiente a fotografia como instrumento importante tendo em vista sua potência, conforme diz, Vilém Flusser (1985, p.22) "O resultado deste tipo de atividade são mensagens: livros, quadros, contas, projetos. Não servem para serem consumidos, mas para informarem: serem lidos, contemplados, analisados e levados em conta nas decisões futuras". Flusser (1985, p.16) também diz que: "O observador confia nas imagens técnicas tanto quanto confia em seus próprios olhos. Quando critica as imagens técnicas (se é que as critica), não o faz enquanto imagens, mas enquanto visões de mundo". Então podemos acreditar nessas imagens? A fotografia é um registro da realidade?O que consumimos nas redes sociais é a vida real? Qual o peso dessas imagens sobre nossas expectativas de vida?Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Simplicio Silva, S., & Goncalves dos Reis Filho, O. (2021). A RELAÇÃO MODERNA COM A IMAGEM FOTOGRÁFICA UMA ANÁLISE BASEADA EM FLUSSER. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 731. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73854
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.