A UTILIZAÇÃO DA ECOPEDAGOGIA COMO INSTRUMENTO DO PROGRAMA VERDE LUZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM FORTALEZA
Resumo
O presente trabalho procura apresentar a ação de extensão do Programa Verde Luz nas Escolas Militares da Polícia Militar do Estado do Ceará. O intuito da ação é oferecer palestras e atividades ecopedagógicas sobre os seguintes temas: lixo, resíduos sólidos e reciclagem. Utilizando como ferramenta para fixação das informações, imagens, textos, figuras, desenhos e gravuras que ilustraram a Educação Ambiental como um todo, além de palestras educativas em todos os seguintes níveis de ensino: infantil, fundamental e médio. Com a obtenção desses conhecimentos, permite a disseminação da proteção do meio ambiente, por meio da ecopedagogia. Quanto aos aspectos metodológicos, o trabalho é pautado a partir de estudos doutrinários que envolvem o Direito Ambiental e a Ecopedagogia. Nesse sentido, a educação ambiental com esteio na Lei n° 9.795/99 e é construída a partir da divulgação de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente, sendo uma ação de suma importância para o contexto global e essencial para uma qualidade de vida sadia. Assim, a Educação Ambiental proposta nos anos escolares proporcionam uma responsabilidade intergeracional, aplicando estudos do meio ambiente como instrumento pedagógico, trazendo ideias e reflexões relacionados ao meio ambiente para ser discutidas no ambiente escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Miranda, F. da S., Dias, E. da S., & Claudia Araujo da Silva, F. (2021). A UTILIZAÇÃO DA ECOPEDAGOGIA COMO INSTRUMENTO DO PROGRAMA VERDE LUZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 736. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73859
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.