ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE UM PONTO DE VISTA HOLÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS NO ÂMBITO DO GTERCOA/CNPQ
Resumo
Um dos aspectos fulcrais para o desenvolvimento e a melhoria de práticas pedagógicas no âmbito escolar é a maneira como vemos a matemática ao nosso redor e a utilizamos didaticamente no momento da transposição didática. Objetivamos adotar uma compreensão global e transdisciplinar sobre a abordagem da matemática na formação docente. Para tanto, pautamo-nos em uma abordagem transcendente, histórica, etimológica, dialética e qualitativa sobre a etnomatemática, referenciada pelo livro Educação Matemática - da teoria à prática do professor Ubiratan D’Ambrosio, pelo livro Sequência Fedathi no ensino da matemática de Hermínio Borges Neto e alguns artigos propostos pelo professor. Os estudos e reflexões ocorrem grupo G-Tercoa/CNPq de graduação, em reuniões síncronas, via Google Meet - sempre pelo professor responsável ou alunos do grupo -, e pelos autores dos trabalhos supracitados. Por conseguinte, nossas investigações salientam que, mesmo havendo estorvos dos mais variados possíveis, o indivíduo é um todo integral e que suas práticas cognitivas não são desvinculadas do contexto histórico no qual o processo se dá; e pode-se evidenciar, com tais práticas, a noção de que o discente estará mais motivado para o aprendizado, visto que reconhecerá seu papel. Concluímos que os estudos realizados no âmbito do Grupo de estudos e pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTercoa/CNPq) visam a melhoria da formação docente no que concerne os processos de ensino e de aprendizagem, nas mais variadas práticas pedagógicas do professor em sala de aula em que ele está inserido, apresentando a geração, organização e difusão do conhecimento matemático, bem como transpassando as barreiras que a aprendizagem matemática tem enfrentado ao longo de todo o seu desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Penha Silva, J., Marcelo Araújo Bezerra, A., Fernando Alves da Silva, L., Araújo de Freitas, I., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE UM PONTO DE VISTA HOLÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS NO ÂMBITO DO GTERCOA/CNPQ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 741. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73864
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.