ABUNDÂNCIA DE ACTINOBACTÉRIAS EM SOLO SOB DIFERENTES USOS NO MUNICÍPIO DE UBAJARA-CE
Resumo
O solo constitui o maior abrigo para microrganismos do planeta que por sua vez atuam em processos de regulação e serviços ecossistêmicos. A perda da diversidade dos organismos interfere diretamente nos ciclos que nele ocorrem, tornando o ambiente suscetível a processos de degradação. Entre microrganismos do solo, destacam-se as actinobactérias que são o grupo mais abundante, desempenham papel de fixação de nitrogênio, solubilização de fósforo, mobilização de nutrientes e degradação de polímeros recalcitrantes. Com base na notável importância desse grupo para o ecossistema, e considerando que a microbiota do solo é sensível as alterações provocadas pela atividade antropogênica, o presente trabalho buscou avaliar a abundância de actinobactérias em solos sob diferentes usos no município de Ubajara. Foram utilizadas 43 amostras de solo oriundas do Parque Nacional de Ubajara e região de entorno, contemplando áreas de atividade agrícola, áreas de mata nativa protegida por lei, mata nativa secundária e mata nativa conservada. Foram utilizadas 10 gramas de cada amostra de solo em 90 mL de solução salina isotônica estéril e, logo após, foram feitas diluições seriadas até 10-4, que foram inoculadas em placas de Petri com meio de cultivo caseína-dextrose-ágar (CDA). Após sete dias de incubação, procedeu-se com as contagens das colônias para avaliar a abundância dessas bactérias. Os resultados foram expressos como unidades formadoras de colônias por grama de solo. Como resultado, a área de agricultura apresentou maior média de abundância com 6,86 Log de UFC. g-1 de solo, seguida pela área com vegetação secundária que apresentou média de 6,84 Log de UFC. g-1 de solo. A área de vegetação conservada apresentou média de 6,76 Log de UFC. g-1 de solo. O menor valor médio de abundância foi observado na área de vegetação preservada com média de 6,59 Log de UFC. g-1 de solo. Conclui-se que o uso do solo altera a abundância das actinobactérias no solo de Ubajara.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Gomes Chaves, V., Gouveia Cavalcante, F., Gama da Cunha, M., Claudia Silveira Martins, S., & Miranda Martins, C. (2021). ABUNDÂNCIA DE ACTINOBACTÉRIAS EM SOLO SOB DIFERENTES USOS NO MUNICÍPIO DE UBAJARA-CE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 743. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73866
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.