ACESSO DOS USUÁRIOS AO SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumen
A implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF), como modelo de Atenção Primária à Saúde, buscou a expansão de diversos cuidados, como o destinado à saúde bucal, oferecendo atendimento gratuito próximo às moradias dos usuários. Contudo, na prática, a qualidade do acesso a esses serviços odontológicos é questionável. Assim, objetivou-se analisar a situação desses atendimentos na ESF de Fortaleza. Foi realizado um estudo avaliativo, transversal com abordagem quantitativa, com 80 usuários, maiores de 18 anos e que tivessem usado o serviço odontológico, entre os anos de 2019 e 2021, das unidades de atenção primária em saúde (UAPS) da Coordenadoria Regional de Saúde III. Durante a entrevista, foi utilizado o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool), no qual pontuações maiores ou igual a 6,6 são altas e menores do que 6,6 são baixas. Logo após, os dados obtidos foram processados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 20. Com isso, foi observado que, durante o acesso de primeiro contato, o fator “utilização do serviço” teve pontuação alta (9,54), diferente do fator “acessibilidade”, que apresentou baixa pontuação (2,93), gerando uma média baixa (4,02) para o acesso de primeiro contato. A longitudinalidade bem como a coordenação do cuidado também mostraram-se deficientes, apresentando pontuações 4,83 e 5,24, respectivamente. Portanto, é notório que, apesar do serviço ter apresentado limitações em relação ao acesso, longitudinalidade e coordenação do cuidado, sua taxa de uso pela população foi alta, concluindo-se que a ESF alcançou êxito em atrair a população para se utilizar dos atendimentos odontológicos ofertados nos postos, porém a carência de acessibilidade visualizada nesses ambientes impediu o acesso digno, fazendo com que a expansão da oferta do cuidado não seja acompanhada da garantia de sua qualidade. Cordiais agradecimentos à FUNCAP.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Raquel Matias Xavier, L., Maria Dias Firmeza, L., Luiz Moreira Freire Júnior, J., Maia Silveira, G., & Karine Macedo Teixeira, A. (2021). ACESSO DOS USUÁRIOS AO SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 748. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73871
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.