ADAPTAÇÃO DE AULAS DE CAMPO PARA O AMBIENTE VIRTUAL: A EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS EMERGENCIAIS
Resumo
Um dos principais efeitos da pandemia provocada pelo Sars-Cov-2 foi o afastamento social como forma de prevenção, afetando diretamente as relações sociais nas universidades. Como forma de evitar contágio e disseminação da doença, as instituições de ensino tiveram que repensar suas modalidades de didática e ferramentas utilizadas. Este trabalho teve como objetivo adaptar uma aula de campo, no contexto de uma disciplina obrigatória para o curso de Licenciatura de Ciências Biológicas-UFC, Biologia de Campo Aplicada ao Ensino. O trabalho de adaptação consistiu na escolha de um espaço não-formal de educação, partindo de um assunto relevante para o ensino de ciências ou biologia para o ensino fundamental e que, ao mesmo tempo, fosse uma aula inclusiva e virtual. O assunto escolhido foi “abelhas e sua importância”, e o espaço não-formal foi o Apiário da UFC (Departamento de Zootecnia), com auxílio de ambientação virtual construída no jogo Minecraft. Para a aula virtual de campo, foi promovida uma visita guiada à réplica do apiário, reconstruído em ambiente 3D, com tradução dos conteúdos em legendas, com foco na ludicidade, interatividade e inclusão. A escolha do jogo foi devido à liberdade criativa que ele possui, permitindo ao usuário desenvolver um mundo virtual personalizado, compreendendo paisagens, estruturas arquitetônicas e interface intuitiva. A alternativa foi a melhor forma de auxiliar nas experiências para a realização da aula, onde os alunos tiveram um acesso prévio das principais características das abelhas por meio das plataformas “Canva” e o “Google Meet”. Com o término da aula, foi realizada uma breve atividade para avaliar as experiências obtidas com a visita sobre a importância das abelhas na produção de alimentos e serviços ecológicos como a polinização. O questionário indicou que o aprendizado foi excelente na avaliação dos alunos, indicando que o uso de ferramentas como jogos, auxiliam no processo de aprendizagem no ambiente virtual e remoto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Freitas Torres, J., Ehrich, A. de M., Honorato do Nascimento Gomes, M., & Franco Verola, C. (2021). ADAPTAÇÃO DE AULAS DE CAMPO PARA O AMBIENTE VIRTUAL: A EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS EMERGENCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 753. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73876
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.