ADAPTAÇÃO DE AULAS DE CAMPO PARA O AMBIENTE VIRTUAL: A EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS EMERGENCIAIS

Autores

  • Jonathas Freitas Torres
  • Alfredo de Menezes Ehrich
  • Matheus Honorato do Nascimento Gomes
  • Christiano Franco Verola

Resumo

Um dos principais efeitos da pandemia provocada pelo Sars-Cov-2 foi o afastamento social como forma de prevenção, afetando diretamente as relações sociais nas universidades. Como forma de evitar contágio e disseminação da doença, as instituições de ensino tiveram que repensar suas modalidades de didática e ferramentas utilizadas. Este trabalho teve como objetivo adaptar uma aula de campo, no contexto de uma disciplina obrigatória para o curso de Licenciatura de Ciências Biológicas-UFC, Biologia de Campo Aplicada ao Ensino. O trabalho de adaptação consistiu na escolha de um espaço não-formal de educação, partindo de um assunto relevante para o ensino de ciências ou biologia para o ensino fundamental e que, ao mesmo tempo, fosse uma aula inclusiva e virtual. O assunto escolhido foi “abelhas e sua importância”, e o espaço não-formal foi o Apiário da UFC (Departamento de Zootecnia), com auxílio de ambientação virtual construída no jogo Minecraft. Para a aula virtual de campo, foi promovida uma visita guiada à réplica do apiário, reconstruído em ambiente 3D, com tradução dos conteúdos em legendas, com foco na ludicidade, interatividade e inclusão. A escolha do jogo foi devido à liberdade criativa que ele possui, permitindo ao usuário desenvolver um mundo virtual personalizado, compreendendo paisagens, estruturas arquitetônicas e interface intuitiva. A alternativa foi a melhor forma de auxiliar nas experiências para a realização da aula, onde os alunos tiveram um acesso prévio das principais características das abelhas por meio das plataformas “Canva” e o “Google Meet”. Com o término da aula, foi realizada uma breve atividade para avaliar as experiências obtidas com a visita sobre a importância das abelhas na produção de alimentos e serviços ecológicos como a polinização. O questionário indicou que o aprendizado foi excelente na avaliação dos alunos, indicando que o uso de ferramentas como jogos, auxiliam no processo de aprendizagem no ambiente virtual e remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Freitas Torres, J., Ehrich, A. de M., Honorato do Nascimento Gomes, M., & Franco Verola, C. (2021). ADAPTAÇÃO DE AULAS DE CAMPO PARA O AMBIENTE VIRTUAL: A EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS EMERGENCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 753. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73876

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica