ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE UM RESERVATÓRIO DE HIDROCARBONETOS EM CONDIÇÕES DE PRÉ-SAL COM DIFERENTES FLUIDOS INJETORES
Resumo
A simulação de reservatórios é uma atividade essencial na indústria do petróleo, pois auxilia no processo de tomada de decisões para a exploração de um campo. Para decidir quais são as melhores estratégias de exploração é realizada a simulação do reservatório em diferentes cenários. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção de um modelo sintético de reservatório de hidrocarbonetos, com características do Pré-Sal brasileiro, para diferentes fluidos injetores. A metodologia utilizada consiste na modelagem e simulação de um modelo base, no qual não há qualquer poço injetor, seguido de três cenários com diferentes estratégias de injeção: água, CO2, WAG (water alternating gas). O modelo é um típico “caixa de sapato” em malha cartesiana de dimensões 11x11x11 e aproximadamente 1870,0 m nas direções i e j; já na direção k o valor é de 88,0 m. O sistema de injeção utilizado é um five-spot invertido. São analisadas propriedades como fator de recuperação de água, gás e óleo, assim como queda de pressão, saturação de água, óleo e gás. Utiliza-se o pacote de softwares da CMG® na modelagem, simulação e visualização de resultados do modelo proposto. A partir dos resultados obtidos é possível avaliar o impacto de cada fluido injetor no comportamento de produção do reservatório de petróleo e concluir qual a melhor estratégia de injeção a ser aplicada em modelos de reservatório de hidrocarbonetos similares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Michel Alves da Silva, S., Helson de Lima Neres, F., Gladstone Pereira de Matos, A., & Glauber Rodrigues, L. (2021). ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE UM RESERVATÓRIO DE HIDROCARBONETOS EM CONDIÇÕES DE PRÉ-SAL COM DIFERENTES FLUIDOS INJETORES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 776. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73899
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.