ANÁLISE DA TERMINOLOGIA DE COVID-19 NA LITERATURA CIENTÍFICA E DE DIVULGAÇÃO
Resumo
A evolução da ciência e da tecnologia proporcionou mudanças inimagináveis para a sociedade, o que reflete também na terminologia dos discursos especializados e suas determinadas áreas, trazendo interferências no processo de comunicação. Isto nos motivou a pesquisar questionando: de que modo se caracteriza a terminologia adotada na literatura científica e de divulgação no contexto de COVID-19? Objetivo: mapear a terminologia no contexto de COVID-19 relativa às matérias científicas e de divulgação. Metodologia: pesquisa exploratória, analisando-se a literatura em Ciência da Informação, Ciências Sociais, Psicologia, Medicina, Ciências Biológicas e Bioinformática, no período de março de 2020 a fevereiro de 2021. A empiria ocorreu no Portal de Periódicos da Capes, nas bases de dados: MEDLINE complete, ScienceDirect, Library Information Science & Technology Abstracts, Academic Search Premier, Oxford Journals. Estratégia de busca: “COVID” e “covid-19 or coronavírus or 2019-ncov or sars-cov-2 or cov-19”, no título e texto completo, aplicando-se o filtro de línguas: inglesa, portuguesa, russa, francesa e espanhola. Resultados: 72.589 trabalhos, sendo incluídos no estudo somente 5 publicações aleatórias para cada mês, observando-se o título, resumo e pertinência à temática da pesquisa, sendo: 60 documentos na área de Medicina, 45 na Ciência da Informação, 46 na Sociologia, 10 na Bioinformática, 60 na Biologia e na Psicologia 60, perfazendo um total de 281 trabalhos. Em seguida, construiu-se a ficha terminológica com: termo, classificação, termos sinônimos, definição, contextos, termos associados e notas. Conclui-se que não há consenso terminológico nas matérias científicas e de divulgação relacionadas ao termo COVID-19, utilizado para representar tanto a doença, quanto o vírus. Adotam-se ainda: 2019-nCoV, Sars-Cov-2 e coronavírus. A Terminologia pode contribuir para reduzir as interferências na comunicação científica e popular. Agradecemos ao CNPq o apoio e financiamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alvaro Silva Lima de Arruda, J., Melo Duarte, A., & Bentes Pinto, V. (2021). ANÁLISE DA TERMINOLOGIA DE COVID-19 NA LITERATURA CIENTÍFICA E DE DIVULGAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 779. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73902
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.