ANÁLISE DE DADOS DE POÇOS DO SIAGAS PARA A PORÇÃO COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ - CEARÁ
Resumo
Quando se necessita de informações referentes as obras de captação de águas ou até mesmo da caracterização de uma área com base nos aspectos hidrogeológicos, antes ou sem a realização de um trabalho de campo, pode-se recorrer a informações pré-existentes sobre o local de estudo. O Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) é uma base de dados criada e mantida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para o qual as empresas construtoras de poços fornecem dados e estes podem ser consultados pelo público em geral e usados para gerar relatórios. A partir dos dados obtidos nessa plataforma, referentes à região costeira de Aquiraz - Ceará, buscou-se analisar os dados cadastrados de forma a classificar as lacunas presentes, e assim, sugerir um grau de confiabilidade dos mesmos para uma caracterização hidrogeológica da região. As informações extraídas do SIAGAS foram compiladas e tratadas em Excel. Foi verificada a quantidade de lacunas existentes para cada parâmetro selecionado e, em seguida, a porcentagem de dados faltantes foi convertida em uma classificação, propondo-se um grau de credibilidade aos dados presentes. Essa classificação consistiu em cinco categorias, sendo estas: quantidade excelente, boa, regular, inacurada e insuficiente. Dos nove parâmetros analisados, conclui-se que apenas quatro poderiam fornecer um resultado confiável para uso em uma caracterização hidrogeológica consistente. Tal análise ressalta a importância da análise crítica dos parâmetros a fim de não se subestimar, ou super-estimar, valores essenciais a configuração hidrogeológica local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.