ANÁLISE DO POTENCIAL CODANTE DE SMALL ORFS DO GENOMA DE PINHÃO-MANSO (JATROPHA CURCAS L.)
Resumo
Introdução: O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) possui um grande potencial para produção de biodiesel a partir de suas sementes, mas para que o pinhão-manso se torne umas das principais fontes para produção desse biocombustível, são essenciais os estudos do seu genoma para estudar os genes envolvidos nas vias metabólicas de produção do óleo e de toxinas nas sementes. As small ORFs (sORFs) são pequenas janelas abertas de leitura que, devido ao seu tamanho, acabam sendo excluídas da anotação automática de projetos genoma. Estudar as sORFs presentes no genoma do pinhão-manso pode levar a elucidação de vias importantes para a produção de biodiesel. Objetivos: Realizar a predição de sORFs de Jatropha curcas L. e analisar seu potencial codante. Metodologia: Realizou-se a predição das sORFs utilizando EMBOSS, com tamanho mínimo de 30 e máximo de 300 pares de base (pb). Fez-se uma análise de conservação dessas sORFs entre espécies da mesma família (Euphorbiaceae), pois sORFs conservadas têm maiores chances de não terem sido preditas ao acaso, por meio da função tblastn do software blast+ e foi utilizado o valor de e-value do alinhamento, e estabeleceu-se o ponto de corte por meio de uma análise de False Discovery Rate (FDR). Por fim, utilizou-se o programa MiPepid, que calcula o potencial codante das sORFs. Resultados: Foram preditas 3.739.872 sORFs. O ponto de corte escolhido para o e-value foi 0,05, que obteve como maior valor 0,132% na análise de FDR. Assim, 466.002 sORFs (12,48%) foram consideradas como conservadas. Por meio da análise do MiPepid, 85,91% das sORFs conservadas foram classificadas como codantes. Conclusão: As análises realizadas geraram uma lista de sORFs que podem ter papel importante na fisiologia do pinhão-manso. Estudos para confirmação da expressão e para função dos peptídeos resultantes podem auxiliar na criação de cultivares cada vez mais aprimoradas para produção do biodiesel. Agradeço à UFC pela concessão da bolsa (PIBIC 2020-2021).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.