ANÁLISE DOS AVANÇOS LEGAIS E DAS RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL
Resumo
A pesquisa sobre Governança Corporativa tem avançado bastante, tanto na área de gestão como na ciência do Direito, mostrando sua relevância e interconexão com distintas áreas do conhecimento e que, de fato, há a governança interna e externa à empresa. A faceta interna é aquela afeita predominantemente a decisões da empresa, enquanto a externa está associada a instrumentos exógenos que, direta ou indiretamente, exercem influência sobre a empresa, como é o caso, por exemplo, de agências de rating, mercado de capitais, e o ambiente legal no qual a empresa está inserida. A pesquisa tem documentado avanço da adoção de práticas de governança internamente pelas empresas em distintos mercados. A influência do entorno legal e dos agentes do mercado na governança das empresas varia entre países e tem recebido atenção da pesquisa. Este trabalho objetiva analisar a evolução da interferência da legislação nacional nas práticas de governança corporativa da empresa no Brasil, país que segue o sistema de Civil Law, caracterizado por elevado volume de instrumentos normativos. Neste sentido, fez-se uma pesquisa documental consultando-se a legislação societária, documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) sobre recomendações de práticas de governança corporativa, e da Bolsa de Valores (B3) sobre os segmentos diferenciados de negociação. O trabalho consiste na avaliação da legislação societária desde a Lei 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações) observando-se os elementos normativos relativos à governança corporativa das empresas. Os resultados indicam que, de fato, há uma atenção da legislação brasileira à questão, paralelamente à importância da atuação de entes como a B3 e o IBGC. Agradecimento: CNPq.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Luis Marques Nery, E., & Lima Crisostomo, V. (2021). ANÁLISE DOS AVANÇOS LEGAIS E DAS RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 803. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73926
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.